Dicas Úteis

Telhados- Infiltração e goteira


Se você constatou uma goteira no teto da sua casa, ou infiltração pela laje e até mesmo mofo perto do teto, primeiro é preciso saber a origem do problema. Em época de chuvas é que esses problemas mais aparecem. Normalmente, estão relacionados à cobertura ( telhado ) da sua casa.

Se o problema for muito grave – por exemplo, o teto está ficando encurvado com o volume de água, a qual está caindo em grande quantidade dentro de sua casa – não pense duas vezes: é preciso tomar uma providência urgente. Se você percebe que sua segurança está em risco, talvez seja até preciso chamar o corpo de bombeiros. Se for possível, retire os móveis do local. Mas, se não for esse o caso, talvez até você mesmo possa solucioná-lo.

É possível que algum cano tenha estourado – alguma coluna d’água que desce da caixa d’água, por exemplo. Nesse caso, feche o registro geral imediatamente e abra as torneiras para esvaziar os canos. Se houver aquecimento e você tiver canos de metal, deslique-o, para não danificar os canos.

Se, por acaso, existir algum vazamento perto de tomadas ou se água estiver saindo por elas, desligue imediatamente a chave geral, para não correr riscos. Tomadas, lustres e acendedores são os que mais representam risco, quando a água de chuva escorre através deles. De maneira alguma deve-se ligar o interruptor e acender a lâmpada quando estiver pingando água, pois isso pode provocar curto-circuito em toda a rede elétrica da casa. Esse é um problema imediato e não pode esperar o tempo firmar. Nesse caso, chame o eletricista ou isole a tomada até que o defeito possa ser consertado.

Se você conseguir identificar o cano danificado, amarre um pano ou fita de vedação em volta( no local afetado ) e chame um profissional imediatamente.

Outro problema bastante comum, decorrente de fortes chuvas e tempestades é o destelhamento do telhado. Quando um telhado é construído, existem indicações de inclinações e telhas que devem ser utilizadas. Quando a inclinação do telhado é grande ou o local da sua casa está sujeito a grandes ventos, o fabricante recomenda até a amarração das telhas. Se a instalação não foi feita adequadamente ou surgiu uma situação ímpar que provocou o destelhamento, esse pode ser o motivo da goteira ou infiltração.

Saia de casa ou então, se você tiver acesso ao forro e isso for possível, procure tentar localizar algum ponto que esteja sem telha. Se for esse o motivo, você até pode tentar colocar uma nova telha no local.

No entanto, é preciso muito cuidado com a sua segurança, pois esse tipo de trabalho é bastante perigoso e deve ser evitado quando as telhas estiverem molhadas.

Regra número 1: por mais que a goteira incomode, é proibido subir no telhado úmido ou quando não se tem certeza de pisar nas telhas com segurança. Não são poucos os acidentes, como a queda de telhados ou lajes escorregadias.

Calhas entupidas ou sujas também podem provocar goteiras e infiltrações. Para sanar o problema é preciso limpá-las e também o bocal, retirando folhas e outros materiais que impedem o escoamento da água. Trata-se de uma tarefa simples, mas que também requer muito cuidado com os aspectos de segurança. É necessário retirar as telhas laterais e limpar com uma escova.

Quanto ao condutor, basta inserir um pedaço de madeira ou ferro para desobstruir. Podem existir, ainda, outros problemas, tais como ferrugem, emenda estourada ou buracos. Ou, ainda, talvez seja preciso trocar a calha.
Chame uma empresa especializada e solicite orçamento, antes de fechar contrato para resolver esse problema. Lembre-se, no entanto, que uma calha deve ser limpa periodicamente, para evitar esse tipo de problema e ter uma vida útil longa.
CALCULADORAS
tintas
telhas
Calcule seu gasto por etapa
da obra (fundações, estrutura, acabamentos)
Email:
Senha:
NOTÍCIAS
© 2006 / 2014 Clickreforma - Todos os direitos reservados